Tisunami invade a ilha de Java e Sinatra e deixa mortos e feridos

29

 

Um tsunami que aconteceu neste sábado na ilha de Java deixou mais de duas centenas de mortos e muitos feridos. O tsunami atingiu em cheio uma banda de rock da Indonésia a Banda Seventeen que se apresentava na praia em um evento de final de ano. O baixista e o empresário que organizava o evento morreram com a onda gigante. Cientistas acreditam que o tsunami pode ter sido provocado por um repentino aumento da maré combinado com com a erupção do Vulcão Anak krakatoa no fundo do mar que provocou uma avalanche. O balanço mais recente conta com 222 mortos, 843 feridos e 28 desaparecidos. A agência geológica da Indonésia está trabalhando para descobrir o que realmente causou o tsunami

Em seu perfil no Instagram, entre lágrimas, o vocalista da banda, Riefian Fajarsyah, informou as mortes do baixista e do empresário que organizava a turnê do grupo. Ele informou ainda que outros dois músicos e um integrante da equipe técnica estão desaparecidos, assim como sua mulher.

“Perdemos Bani e nosso manager Oki”, disse no vídeo, no qual aparece com uma camisa com o logo da banda Seventeen.

“Andi (bateria), Herman (guitarra) e Ujang (técnico) não foram encontrados. Por favor, rezem para que encontremos minha mulher Dylan (Dylan Sahara) rapidamente”, completou.

“O restante do grupo felizmente está protegido, apesar de alguns ferimentos e ossos quebrados. Por favor rezem para que minha esposa Dylan, Andi, Herman e Ujang sejam encontrados rapidamente”, diz.

Em outra publicação no Instagram, Fajarsyah compartilhou uma foto com a mulher em Paris e escreveu: “Hoje é seu aniversário, quero dizer isso imediatamente, corra para casa, querida”.

Vídeo incorporado

Pelo Twitter, o porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. mostrou a devastação no Estreito de Sunda, que fica entre as ilhas de Java e Sumatra, provocada pelo tsunami, que destruiu ao menos 558 casas e danificou nove hotéis, 60 restaurantes e 350 barcos. Áreas residenciais e turísticas foram fortemente afetadas.

Na legenda, Purwo Nugroho informa o balanço mais recente, com 222 mortes, 843 pessoas feridas e 28 desaparecidas.

De acordo com as autoridades, o tsunami pode ter sido provocado por um aumento repentino da maré, causado pela lua cheia, combinado com uma avalanche no fundo do mar após a erupção do Anak Krakatoa (o ‘filho do Krakatoa’), que forma uma pequena ilha no estreito de Sunda.

“A combinação provocou um tsunami repentino que atingiu a costa”, afirmou Nugroho, antes de destacar que a Agência Geológica da Indonésia trabalha para elucidar o que aconteceu exatamente.

Deixe seu comentário